Já são poucos os que estão de férias e o regresso das equipas está basicamente a 100%. Setembro é sempre um momento de reajuste dos dois lados do balcão. Quer seja dos colaboradores da farmácia, ou dos clientes, todos voltam à rotina com novos desafios, desde a gestão do stress do regresso, às preocupações com a saúde que ficaram “suspensas” durante o período de férias, à preparação para o trabalho e para as aulas dos mais novos entre outras.
Para as farmácias este é o momento certo de fazer um balanço e alinhar o que tem de estar sempre presente em cada um, aproveitando a energia das férias para um novo fôlego até ao final do ano, assegurando sempre um atendimento extraordinário, memorável e inovador, capaz de fidelizar clientes e, mais do que isso, contribuir genuinamente para a sua felicidade e bem-estar.
Da compra à experiência
A farmácia pode deixar de ser vista apenas como um ponto de venda e transformar-se num espaço de experiências positivas. O segredo está em envolver cada cliente de forma única. Um atendimento extraordinário começa antes do balcão: desde a montra, que pode ser pensada com mensagens positivas, até às primeiras palavras da equipa, focadas em escuta ativa e empatia.
Mais do que perguntar “em que posso ajudar?”, podemos treinar a equipa a ir um pouco mais além e procurar saber, sem ser intrusiva, se conseguiu descansar nas férias, como passou durante este tempo tendo em conta que esteve mais descontraída, se está tudo pronto para o regresso à escola dos filhos, excedendo assim as expetativas do cliente do que é um atendimento mais “normal”.
Acreditamos que aos clientes fiéis será mais fácil colocar estas questões, até porque conhecemos as pessoas e o seu historial, mas o sorriso, a empatia e a boa disposição podem contribuir para a tal experiência diferente e mais positiva.
Inovação no atendimento: ideias fora da caixa
Para ir além do habitual, a farmácia pode lançar mini desafios e envolvências com os clientes. Aproveitando o regresso pós-férias, porque não dinamizar um “Check-up do Regresso”: Um rastreio rápido de tensão arterial, ou de hábitos de rotina / stress, acompanhado de sugestões personalizadas de produtos e hábitos saudáveis?
Ou então, desenvolver um espaço ou um linear com o nome “Voltar a si”, especialmente dedicado ao regresso ao trabalho, rotinas e aulas e ao reforço da imunidade para o outono e inverno que se aproxima, com ideias de reforço de imunidade, rotinas de autocuidado e outras.
Contributo para a felicidade e bem-estar
O impacto de um atendimento extraordinário vai além da fidelização.
Quando o cliente sente que encontrou na farmácia um espaço de cuidado integral, onde é escutado e sente que se preocupam com ele, mais do que uma compra, leva consigo uma energia positiva e até motivação para cuidar melhor de si.
Os sistemas informáticos permitem verdadeiros milagres, mais do que todos os suplementos para a memória combinados!
É fundamental reforçar a importância de preencher as fichas de clientes com dados relevantes e que contribuem para estarmos mais bem informados e possamos com essa informação ajudar o cliente.
Saber que marcas de dermocosmética preferem e apontar no perfil comercial, com que frequência aderem a rastreios, se têm algum tipo de aconselhamento nutrição ou de cessação tabágica ou outra, se tem familiares associados à ficha e só para referir alguns!
Toda esta informação ajuda a que chamar o cliente pelo nome, lembrar preferências anteriores ou partilhar um conselho de saúde preventiva assumam proporções muito mais impactantes ajudando a fidelizar e a criar o factor UAU que tanto pretendemos.
E se vamos pensar fora da caixa, o que impede A farmácia pode ainda tornar-se um hub de felicidade comunitária: organizar ações de “Regresso Saudável” com workshops sobre gestão de stress, dicas de nutrição rápida para o regresso ao trabalho, lanches saudáveis para adultos e crianças, ou até atividades mais físicas, como aulas de ginástica, caminhadas e outras.
O serviço extraordinário nasce da combinação entre técnica, criatividade e humanidade. Se cada elemento da equipa conseguir surpreender pelo menos um cliente por dia com um gesto memorável, a farmácia deixará de ser apenas um ponto de doença, para ser um verdadeiro espaço de saúde, energia e bem-estar para a comunidade.
