Ainda há pouco tempo falava com um responsável de farmácia, que tinha um verdadeiro desafio em mãos. Reorganizar a farmácia de forma a aumentar a motivação da equipa, melhorar o foco no cliente, garantir que todos sabiam o que deveriam fazer, quando e como, assegurando ainda o recrutamento de mais um ou dois elementos.
Soa familiar? Tem um desafio parecido a este em mãos?
A seleção de recursos é um dos maiores desafios de muitos responsáveis de equipas, sejam ou não farmácias. Recrutar tornou-se uma dor de cabeça e longe vão os dias em que muitos currículos chegavam de forma proativa às empresas, tornando a escolha dos melhores um processo mais fácil.
Mas o currículo académico, por si só, já não é suficiente para garantir o sucesso de uma equipa. O verdadeiro diferencial está na forma como trabalhamos em conjunto, comunicamos e mantemos o foco comum, pois a organização da farmácia do lado de dentro acaba por transparecer no atendimento ao cliente e dessa forma há premissas que temos de garantir.
Mais do que um currículo… ou formação
Num setor exigente como o da farmácia comunitária, o que verdadeiramente distingue uma equipa não é apenas o curso ou a experiência prévia, mas sim a capacidade de trabalhar com clareza de funções, espírito de grupo e foco no cliente. Definir o "quê", o "quando" e o "como" de cada tarefa é o primeiro passo para criar um ambiente de desempenho elevado.
Claro que existem funções mais críticas e específicas para um Farmacêutico ou Licenciado em Farmácia e outras mais direcionadas para TAFs. E devemos assegurar que os elementos da equipa entendem isso e respeitam a experiência e os conhecimentos de cada um, mas todos já nos cruzámos com profissionais de topo em termos de aconselhamento e não eram farmacêuticos, assim como profissionais responsáveis que gostam de estar em Backoffice e não são técnicos.
O que precisamos mesmo é das pessoas certas nos sítios certos! Queremos pessoas honestas, trabalhadoras, que queiram dar contributos e deixar a sua marca, de fazer a diferença em cada dia e a cada atendimento. Depois garantimos a formação de tudo o resto!
Onboarding que faz a diferença
Recrutar é difícil. Reter, mais ainda. Mas integrar corretamente é onde tudo começa a correr bem ou mal. Ter um processo estruturado de onboarding é essencial para garantir que cada novo elemento da equipa sabe o que se espera dele e sente-se parte da missão desde o primeiro dia.
Neste processo, envolva um membro sénior da equipa como Buddy para os primeiros 30 dias de um novo colaborador e promova 15 minutos de partilha diária na primeira semana para assegurar que estamos à velocidade certa e a gerir as expetativas da forma mais correta.
Espírito de equipa: não acontece por acaso
A colaboração eficaz entre colegas é construída e alimentada todos os dias. Boas equipas não acontecem por sorte, são resultado de uma liderança consciente que promove empatia, comunicação aberta e objetivos comuns.
Aproveite os momentos em que estão juntos para dar mini formações, reunir com os elementos da equipa e levar o lanche, envolver os colaboradores em ações de marketing, ações na comunidade e no desenho do plano de trabalho para a farmácia, que no fundo é também um pouco deles.
Da missão individual à missão da farmácia
Todos os elementos da equipa devem conhecer e reconhecer o seu papel dentro da farmácia. Mais importante ainda, devem perceber como o seu contributo diário se liga à visão e aos objetivos globais da estrutura, mais do que experiência ou curso, é importante sentirem que contribuem para o crescimento da farmácia todos os dias.
O desafio geracional
Gerir diferentes gerações dentro da farmácia requer flexibilidade e visão. Enquanto uns procuram estabilidade e estrutura, outros valorizam dinamismo e autonomia. O papel da liderança é o de ajustar expectativas, alinhar valores e proporcionar momentos de partilha e crescimento.
Se tem esse desafio experimente envolver todos, lance uma iniciativa de “Ideia do Mês” em que todos contribuem com sugestões de melhoria, seja esta de processos ou de atendimento. Valorize as melhores ideias com reconhecimento visível para além de reforço positivo. Cria vontade nos outros em ter a sua ideia representada.
Trabalhar no “lado de dentro” da farmácia significa criar condições para que o “lado de fora”, o atendimento ao cliente, funcione com excelência. É por isso que liderar uma equipa hoje vai muito além da supervisão: é dar direção, dar voz e dar propósito.
