Como construir confiança com o cliente?

No panorama das vendas em farmácias, a intersecção entre a venda e os cuidados de saúde exige um equilíbrio delicado entre conhecimentos especializados, empatia e responsabilidade ética. Como prestadores de cuidados de saúde de confiança, os farmacêuticos, técnicos de farmácia e TAF’s desempenham um papel vital na promoção do bem-estar e na melhoria das situações ou patologias dos seus clientes.

Por todas estas razões é fundamental a criação de confiança, fornecer serviços de valor acrescentado e capacitar os clientes para tomarem decisões de saúde informadas e com isto construir um serviço de excelência ao cliente.

Compreender as necessidades do cliente

Os clientes das farmácias não procuram apenas produtos, mas soluções para as suas preocupações e questões de saúde. Os colaboradores reconhecem as diversas necessidades dos seus clientes, que vão desde OTC a medicamentos sujeitos a receita médica e produtos essenciais de saúde.

Ao compreender as preocupações com a saúde e as preferências da sua base de clientes, as equipas da farmácia podem adaptar as suas ofertas e serviços para fornecerem algo mais personalizado e dirigido aos seus clientes

Empatia e cuidados centrados no cliente

No centro das vendas da farmácia está o princípio dos cuidados centrados no cliente. As equipas estão numa posição única para oferecer apoio científico, empatia, orientação e tranquilidade aos clientes, principalmente em alturas de maior vulnerabilidade. Sabemos que as farmácias são muitas vezes a primeira linha a quem os clientes recorrem e temos de saber incutir nas equipas esse sentido de missão.

A escuta ativa ao balcão, a compreensão das preocupações, a sugestão de soluções e produtos ajuda os profissionais da farmácia a fomentar a confiança e a relação com os seus clientes, melhorando a experiência do mesmo.

Educação e literacia em saúde

Numa era marcada pelo excesso de informação e pela desinformação, as equipas de farmácias funcionam como fontes de informação e orientação precisas sobre saúde. Através de iniciativas educativas proactivas, como workshops, sessões de aconselhamento sobre medicação e rastreios de saúde, as equipas de farmácia capacitam os clientes para tomarem decisões informadas sobre a sua saúde e bem-estar.

Ir para além da venda de produtos

Embora as vendas de produtos sejam um componente essencial na farmácia, os melhores profissionais sabem o valor acrescentado que existe em providenciar outros serviços de valor. Desde a gestão da PIM, aconselhamento nutricional, workshops temáticas, consulta de pé diabético, vacinas e injetáveis, MAPA, ecografias 3D e outras.

Para além disso podem criar-se parcerias com lares, escolas, empresas, participar em feiras da saúde e outras dinâmicas junto da comunidade que reforçam o nome da farmácia e a entrega da equipa.

Criação de confiança

Os clientes confiam nos profissionais de farmácia para fornecerem informações exatas, dispensarem medicamentos com segurança e manterem padrões éticos.

Ao demonstrarem experiência, integridade e fiabilidade, as equipas ganham a confiança dos seus clientes, promovendo relações de longo prazo baseadas no respeito mútuo e na responsabilidade.

Adotar a tecnologia para maior comodidade e eficiência

Na atual era digital, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante e nas farmácias também se verifica isso.

As farmácias tiram partido da tecnologia para aumentar a conveniência, acessibilidade e eficiência no atendimento dos seus clientes.

Os softwares informáticos disponibilizam muita informação que pode ser trabalhada pela equipa ao balcão, desde a informação presente nas fichas de cliente, no perfil comercial, na adesão a serviços, na fidelização a determinadas marcas entre outros

Ao compreenderem as necessidades dos clientes, fornecerem serviços de valor acrescentado e tirarem partido da tecnologia para melhorarem a experiência do cliente, os profissionais das farmácias estão a tornar-se elos fundamentais para a comunidade e melhoria da saúde dos seus clientes.